A importância do treinamento de rigging
Para a maioria das pessoas o termo curso rigger provavelmente é completamente aleatório e desconhecido. Se formos perguntar o que significa dificilmente acertarão.
Se você não é engenheiro e não trabalha na área de construção civil não há problema em não estar devidamente informado sobre o assunto, mas se você está atuando nessa área profissionalmente e jamais ouviu essa expressão está na hora de se atualizar, para o bem da sua carreira!
A seguir nós vamos explicar a fundo o que é o curso rigger, qual a sua importância e porque você deve se esforçar para compreender mais a respeito, ainda mais se está trabalhando em construção ou se é engenheiro. Vem conferir!
Entenda mais sobre o curso rigger
Primeiro é preciso começar falando sobre o que é “rigging”. Essa expressão tem origem inglesa, como você deve ter desconfiado, e se traduzirmos para o português perceberemos que significa tanto corda como cordame.
Se formos entender o “rigging” como verbo surgem mais significados, como içar ou levantar coisas usando cordas e cordame! Esses termos remetem a equipamentos e ferramentas que ajudam justamente na movimentação de peças e de materiais muito grandes ou pesados.
Eles acabam sendo muito úteis para construir residências ou áreas comerciais, mas também encontramos aplicações dos mesmos em setores industriais. Ter o curso rigger certamente abre portas e vale a pena para todo profissional desse meio!
A grande importância do curso rigger
Mesmo quem trabalha nesse meio costuma não ter essa noção, mas o fato é que ter um treinamento de rigging é algo previsto em uma norma regulamentadora posta pelo Ministério do Trabalho. Essa norma regulamentadora fala justamente sobre a movimentação de cargas de grande porte, a partir da utilização de guindastes.
Além dessa norma (conhecida como NR 12) existe outra (a NR 18), que aponta que qualquer equipamento ou máquina de guindaste precisa ter um plano de cargas antes de entrar em operação.
Mas por que motivo isso se mostra tão necessário? Bem, provavelmente porque quando estamos falando de cargas enormes e muito pesadas as consequências de um transporte irresponsável e despreparado podem ser catastróficas, envolvendo muitas perdas materiais, sim, mas também envolvendo a possibilidade de se perderem vidas.
Sendo assim, é claro que vai ser muito importante ter uma regulamentação sobre esse tipo de atividade, que deve ser penalizada caso não siga o que se espera e o que é seguro.
Agora, para que as empresas façam tudo certo e sigam com perfeição o plano de rigging é fundamental contar com profissionais capacitados e extremamente preparados, e isso só é possível a partir da realização do um treinamento de rigger!
Então ter esse curso vai ajudar o profissional a crescer no mercado?
Certamente que sim! Tendo o curso rigger o profissional se torna capaz e está autorizado para desenvolver os planos de rigging. Além de desenvolver os planos ele passa a poder também executá-los com perfeição, o que é muito importante sempre!
Se você deseja crescer na área de engenharia e de construção civil e vem encontrando dificuldades para poder se destacar nesse mercado provavelmente fazer esse curso vai te dar os subsídios necessários para ir além!
Em que outras áreas isso se faz necessário?
A aplicação dos conhecimentos em rigging não é necessária apenas na construção civil e na engenharia. Quem trabalha com planos de içamento crítico ou normal também deve ter entendimento grande sobre esses sistemas e sobre as atitudes que se deve tomar para tornar todas as atividades seguras ao máximo.
A atenção às etapas do processo, aos seus passos e aos seus desdobramentos garante que um número menor de acidentes aconteça. Além disso, desse modo falhas no transporte também são prevenidas, o que garante que esse trabalho será desenvolvido de maneira ideal, satisfazendo a todos os envolvidos em questão!
Prevenir é melhor do que remediar
Se para algumas pessoas a ideia de ter um plano de carga soa tola é fato que a realidade prova que isso não é verdade. A história já mostrou que grandes materiais e equipamentos precisam de cuidado e de esmero no seu transporte, e que quando isso não acontecem situações terríveis se dão.
A ideia é, sobretudo, prevenir, para não ter que remediar os danos enorme (tão enormes quanto as cargas) que podem se dar! Sendo assim, podemos dizer que o plano de cargas existe basicamente para evitar que ocorram acidentes enquanto esse tipo de carga é movimentada por guindastes, e você pode se aperfeiçoar nessa direção!
Como você pode ver é certamente inegável a importância do plano de rigging, e o profissional que se predispõe a fazer o curso rigger sai da frente e ganha a dianteira no mercado! Sendo assim, se você precisa se empregar ou quer crescer na carreira vá por essa direção, que os ganhos são certos!
A IPS Engenharia é uma prestadora de serviços renomada, especializada em projetos, consultoria, treinamento e fiscalização na área de movimentação de cargas, que busca fornecer a seus clientes o que há de melhor nas suas áreas de atuação.
O curso de Rigger é aplicado para capacitar os profissionais da área de movimentação de carga, para que os mesmos consigam planejar e executar diferentes tipos de operações, respeitando os procedimentos e as boas práticas adquiridas durante o treinamento.
Ao realizar o curso de Rigger os participantes serão capazes de gerenciar os riscos e otimizar os equipamentos, tornando o ambiente de trabalho muito mais dinâmico e seguro, economizando tempo. Além de garantir um gerenciamento mais apropriado no quesito de riscos nas atividades do profissional, o treinamento do colaborador é um item obrigatório.