Teatro Birmann

Principal desafio:

Posicionar o guindaste sobre a parede de contenção do teatro do Birmann 32, evitando a necessidade de cimbramento das lajes subterrâneas com 15m de profundidade.

Solução:

A IPS Engenharia em conjunto com a Alufer Construções, participou de mais um projeto desafiador e inovador.

A convite da Alufer, participamos da engenharia de rigging para a montagem das treliças metálicas do teatro do Birmann 32, os içamentos críticos foram de 14 treliças com comprimento de 30,8 metros e altura de 3,0 metros com pesos de 21,5 toneladas cada.

Porem para a montagem dessas treliças, o projeto inicial para posicionamento do guindaste contemplava o mesmo sobre uma laje, sendo necessário realizar o cimbramento de todos os níveis do subsolo. Custo estimado era de aproximadamente R$ 400.000,00 para realizar o cimbramento.

Nosso maior desafio foi de evitar o posicionamento do guindaste sobre a lajes, após diversas simulações de içamento, propomos o posicionamento do guindaste sobre as paredes de contenção e em conjunto com a Alufer realizamos a segmentação de algumas treliças (as mais distantes do guindaste) para reduzir o peso e consequentemente a redução das cargas nas patolas do guindaste.

Com base no novo posicionamento do guindaste e com a redução dos pesos através da segmentação das treliças, realizamos as simulações de carga no solo, com apoio do software LICCON, fornecido pela LIEBHERR, fabricante do equipamento. Chegamos a uma carga máxima de 93,0 tf na patola, esse valor foi enviando para a equipe de engenharia do Birmann 32, que aprovou o posicionamento do guindaste com a ressalva que essa carga de 93tf fosse distribuída em mais paredes de contenção.

Com essa nova solicitação, elaboramos em conjunto com a Alufer, um dispositivo (mats) para realizar a distribuição de cargas no solo.

Pode-se observar o dispositivo proposto para realizar a distribuição de cargas no solo (mats), esse foi desenvolvido para manter as duas patolas laterais sempre sobre as paredes, porém na lateral oposta as patolas foram posicionadas sobre dormentes para evitar o travamento dos “outrrigers”

O tempo total para a elaboração dos estudos de rigging, foi de aproximadamente 4 meses, sendo que dentro desse período o dispositivo “mats” foi projetado, construído e disponibilizado na obra em 15 dias.

Com o objetivo de solucionar o problema de posicionamento do guindaste, o dispositivo teve como função auxiliar na distribuição de carga no solo. Essa condição foi desenvolvida após horas de análise de todos os projetos e elaboração de aproximadamente 35 estudos de rigging, onde foram planejados os locais de operação para pré-montagem, verticalização e montagem dos das treliças.

O peso total de estruturas metálicas movimentadas nesse projeto foram de 462,25 toneladas.

Além dos 35 planos de Rigging elaborados, contribuímos com o Histograma de equipamentos, projeto para fabricação do dispositivo, Dimensionamento das lingadas, para todos os componentes, Memória de cálculo para as pressões e cargas no solo geradas pelos guindastes LTM1220 (220t) e LTM1100 (100).


Imagens da Obra